Evasão Escolar

1. EVASÃO ESCOLAR

A educação do nosso país está num processo de integração do ensino, isso proporcionará mais oportunidade para nossos jovens. Esse ensino intercalado está sendo uma maneira que o governo encontrou de amenizar o problema da evasão escolar do nosso país. Partindo dessa idéia de que a escola tem que ser atrativa para que o aluno volte a freqüentá-la, deixamos de lado algo muito importante para que se tenha uma educação de boa qualidade, fala-se das relações entre os professores e alunos; onde o professor saiba lhe dar subsídios e acima de tudo, o professor tem que saber ouvir os alunos; pois, isso criará confiança e conseqüentemente uma relação recíproca entra as partes. A idéia de integrar o ensino com cursos técnicos é boa, mas isso não basta para inibir a ação de não freqüentar as aulas daquele professor linha dura, que imagina que ele é o centro das atenções, onde isso deveria ser o contrário; pois, o aluno necessita muito da atenção do professor e não toma interesse por essas necessidades, isso contribuirá de maneira decisiva pra que o jovem venha a se desinteressar não só pela aquela aula em especial; mas também, pela escola que deveria ser um lugar de respeito entre professores e alunos. Partindo desse ponto, temos uma ruptura no processo de ensino, que o educador sem querer ou talvez sem se preocupar com as atitudes dele em sala de aula. Essa realidade não é de agora, mas tem sido discutida há muito tempo. Não podemos falar que isso é um caso isolado, muito pelo contrário esse é apenas um dos motivos da evasão, tema proposto nesse artigo. E educadores pensando nessas possíveis situações que surgem num dado momento, eles vêm se debruçando para resolver esse problema que atinge mais de 50% dos jovens brasileiros entre 13 a 18 anos. Com isso passa-se a destacar no capítulo seguinte, os motivos pelo qual se configura a evasão propriamente dita do Brasil.

2. O QUE PODE LEVAR A EVASÃO ESCOLAR

2.1. desinteresse escolar

Outro ponto importante é que os alunos não verem a escola como um crescimento pessoal e sim como algo desinteressante que não lhes servirá, tendo em vista aulas monótonas que dão sono ao invés de serem dinâmicas que façam com que os alunos busquem subsídios que possam ser usados num futuro próximo, ou que usem isso em seu cotidiano.

2.2. atitudes do professor

Outro ponto que não se deve esquecer é que as atitudes do professor, e a aplicabilidade dos métodos de aprendizado, e de que maneira é assimilado pelo aluno. O professor tem autonomia do conteúdo que irá trabalhar em sala de aula; isso é claro, que ele veja a necessidade da turma. Contudo, não é sempre assim, muitos professores só querem saber de seguir o currículo escolar e nem ao menos se preocupa se a classe está acompanhando seu raciocínio.

2.3. meio familiar

O ambiente familiar aqui nesse ponto se levanta uma questão bastante abordada na sociedade que é: educação se aprende em casa; ou seja, se não houver educação primeiramente no ambiente familiar, a educação escolar não surtirá efeito algum ou quase nada. Sem sombra de duvidas a educação escolar depende de uma estrutura familiar boa e com diálogos entre os familiares.

2.4. diferenças

Nesse tópico, os casos ocorrem mediante a classe social se é rico ou pobre, se a pessoa é negra ou branca, gorda ou magra, se ela usa óculos ou não, se ela é inteligente ou não. Enfim, de acordo com essas comparações é notório que por mais estruturado seja o cérebro da pessoa para lhe dar com essas situações, muitos dos casos de evasão escolar ocorrem com esse tipo de comparação que para alguns, é uma barreira a ser quebrada.

2.5. salas desconfortáveis

Acredita-se que, para uma educação de boa qualidade, além do que já foi abordado, a sala contribui para que os alunos prestem atenção no conteúdo exposto pelo educador. Por exemplo, uma sala de aula sem climatização causa desconforto não só para os alunos, mas também para o professor.

3. MELHORIAS

As melhorias no âmbito da educação, só será efetiva se os três poderes públicos (Federal, Estadual e Municipal) começarem a pôr não em segundo plano, como vem sendo feito com a educação; mas como prioridade para o desenvolvimento do nosso país. Em outras palavras, um país sem educação continuará sendo sub-desenvolvido, uma vez que o futuro desse; os jovens, não tiveram uma preparação ou como dizemos, uma base sólida que pudesse dá continuidade no desenvolvimento do país.

Acredita-se que em meio a tamanho descaso, pode-se perceber que a evasão escolar não é algo simples de se resolver; mas, com apoio dos poderes públicos e o compromisso de todos. Esse quadro poderá se reverter e poderemos a partir disso, ensinar para nossos jovens, de maneira mais compromissada, que a educação não é perda de tempo e sim, a preparação para um futuro melhor